O que é a Experiência de Quase-Morte

  • 0 Respostas
  • 626 Visualizações

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Mestre_Cruz

  • Administrador
  • Mestre
  • *****
  • Mensagens: 1282
  • Sexo: Masculino
    • Mestre Cruz
O que é a Experiência de Quase-Morte
« em: Julho 14, 2016, 04:40:54 pm »
O termo Experiência de Quase-Morte refere-se a um conjunto de sensações frequentemente associadas a situações de morte iminente, associadas a hipóxia cerebral, sendo que as mais divulgadas são o efeito túnel e a "experiência fora-do-corpo" (EFC ou OOBE, também denominada autoscopia). O termo foi lançado pelo Dr. Raymond Moody no seu livro escrito em 1975, "Vida Depois da Vida".

Apesar destas sensações serem frequentemente associadas a uma experiência mística, são explicadas cientificamente como uma resposta secundária fisiológica do cérebro à hipóxia. Na maioria dos casos a morte clínica do paciente foi atestada pelos médicos, mas em nenhum deles houve a confirmação de morte cerebral.

As pessoas que viveram o fenómeno, geralmente relatam uma série de experiências comuns a elas, tais como:
> um sentimento de paz interior;
> a sensação de flutuar acima do seu corpo físico;
> a percepção da presença de pessoas à sua volta;
> visão de 360º;
> ampliação de vários sentidos;
> a sensação de viajar através de um túnel intensamente iluminado no fundo (efeito túnel).

Nesse espaço atemporal, a pessoa que vive a EQM, percebe a presença do que a maioria descreve como um "ser de luz", embora esta descrição possa variar conforme os arquétipos culturais, filosofia ou religião pessoal.

O portal entre estas duas dimensões é também descrito como "A fronteira entre a vida e a morte". Por vezes, alguns pacientes que tiveram esta experiência relatam que tiveram que decidir se queriam ou não regressar à vida física. Muitas vezes falam de um campo, uma porta, uma sebe ou um lago como uma espécie de barreira que, se atravessada, implicaria o não regresso ao seu corpo físico.
Especialista em Trabalhos de Ocultismo
Tel/Whatsapp : (+351) 938325882