2045: Imortalidade?

Iniciado por Mestre Cruz, Outubro 10, 2018, 05:04:04 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Mestre Cruz

Um dos superpoderes que eu já quis ter foi a imortalidade, eu acredito que não fui o único e há muita gente que ainda sonha em ter, afinal ninguém quer morrer de verdade. No entanto, isso é história de filme de ficção científica, certo? Parece que não, pois o milionário russo Dmitry Itskov vai além da ficção e busca a imortalidade através da união da consciência humana com as máquinas.



O projeto é financiado desde 2011, junto com a 2045 Initiative. E a meta final seria conseguir transferir a mente de uma pessoa de um cérebro vivo para uma máquina, conservando a personalidade e a memória intacta.

A ideia é que se a mente se livrar de sua forma física, a pessoa poderia existir em uma rede similar à Internet e ser capaz de viajar à velocidade da luz por todo o planeta, inclusive para o espaço exterior. Mas não se trata somente da excentricidade de um velho milionário com medo da morte: Itskov tem um plano muito concreto e uma linha de tempo a seguir para os próximos anos.



Etapas:

1.Avatar A: Poder controlar uma réplica humana robô através de uma interface orgânica (brain-machine interface ou BMI, por suas siglas em inglês).

2. Avatar B: Em 2025, com a primeira etapa já concluída entrarão na fase do transplante, ou seja,irão transplantar um cérebro humano em um corpo artificial "ao final da vida da pessoa".

3. Avatar C: Em 2035, na terceira etapa, a memória e personalidade da pessoa deverá ficar intacta no mecanismo robótico, produzindo o almejado cyborg.(Dizem que para chegar a este ponto será necessário criar um modelo computadorizado da consciência humana).

4. Avatar D: Ultima etapa, no ano de 2045, estima-se que nessa fase a interface física é irrelevante, ou seja, as personalidades humanas salvas da morte e da carne poderão se manifestar em forma de hologramas e "viver" em forma de informação em um espaço similar à Internet de hoje.


Eu confesso que não acreditei muito na ideia, porém, Itskov, em seu Congresso Global, conseguiu atrair alguns dos cérebros mais importantes das pesquisas sobre imortalidade, robótica e cibernética, incluindo o diretor de engenharia do Google, Ray Kurzweil, e o diretor do Laboratório de Inteligência Robótica, Dr. Hiroshi Ishiguro. Tipos mais espiritualistas, como o Arcebispo de Ottawa e Lazar Puhalo, também participarão nas palestras.



E você, o que acha da ideia? Também quer ser imortal ?