0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Mestre Cruz

  • *
  • Administrador
  • Hero Member
  • *****
  • Mestre Cruz
  • Mensagens: 753
  • Sexo: Masculino
  • Especialista em Ocultismo
  • Avaliação: 0
    • Ver Perfil
    • Mestre Cruz
Meditação Mindfulness
« em: Outubro 08, 2018, 05:00:39 »


'A sua atitude perante a vida faz toda a diferença. Use estas atitudes para desenvolver a sua capacidade de estar plenamente atento(a), permitindo-lhe viver uma vida mais consciente'
Se tem problemas com o stresse, fadiga doença ou simplesmente deseja recuperar algum equilíbrio na sua vida, a prática de Mindfulness (consciência/atenção plena) pode ser muito útil. As sugestões a seguir apresentadas vão permitir aumentar a compreensão de Mindulness, delinear algumas curtas meditações e fornecer informações de base para que seja possível viver a vida num estado mindful.

Na Essência de Mindfulness:

Desacelerar!   Parar!   Contemplar!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça, ou nos acontece, ou nos chegue, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, aceitar, suspender a vontade, tempo e espaço.



MINDFULNESS - O QUE É?

O termo mindfulness deriva de do termo em Pali Sati (Smṛti em Sânscrito), um elemento essencial da prática budista.
A prática de mindfulness está cada vez mais presente na Psiquiatria e Psicologia para aliviar uma variedade de condições físicas e mentais, incluindo transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e na prevenção de recaída na depressão e dependência de drogas. Tem ganho popularidade no mundo inteiro como um método de excelência para lidar com as emoções.


Contrariamente à crença popular, mindfulness (atenção plena) não procura esvaziar a sua mente de pensamentos ou emoções, trata-se de prestar atenção ao momento presente, sem ficar apegado ao passado ou sem se preocupar com o futuro. O que pode surpreender é que, provavelmente, já esteve em atenção plena em algum momento da sua vida e nem sequer notou. Já terá realizado uma caminhada, respirando ar puro e fresco e, em seguida, de repente percebeu que quatro horas se passaram? Já escutou tão intensamente uma canção que por momentos, não pensando em mais nada?
Isso é mindfulness!
Na sua base, mindfulness é um treino baseado na conexão mente-corpo, podendo ajudá-lo a observar a maneira como pensa e sente acerca da sua vida, das suas experiências, seja bom ou negativo. Isso pode realmente mudar a maneira como gere e reage a situações geradoras de stresse, dando-lhe uma ferramenta valiosa para ficar mentalmente (e fisicamente) saudável.


Descobrir e cultivar atitudes fundamentais para aumentar o estado de Mindfulness

A sua abordagem à vida faz toda a diferença. Use estas atitudes para desenvolver a sua capacidade de estar plenamente atento, permitindo-lhe viver uma vida mais consciente:

Curiosidade - Torne-se curioso sobre a sua experiência. Como se sente emocionalmente? Que tipo de pensamentos passam na sua mente? Como o seu corpo se sente no momento?

Aceitação - Aceitação não significa resignação. Mindfulness é aceitarmos os sentimentos, ao invés de negá-los. Aceitação em primeiro lugar, a mudança vem posteriormente.

Bondade - Traga um atmosfera de carinho e de compaixão à sua experiência de momento a momento. Esteja ciente de sua experiência momento-a-momento com o seu coração, bem como com a sua mente.

Deixar ir - Não precisa tentar segurar as experiências agradáveis e afastar as experiências desagradáveis.

Não julgar - Observe o que você está experimentando tal como é, ao invés de classificá-lo em bom ou mau, gosto ou não gosto.

Não Lutar - Permita-se experimentar o que quer que a sua experiência é ao invés de criar uma meta para alguma outra experiência e, em seguida, se esforçar para alcançar essa outra experiência.

Paciência – A mudança leva tempo. Promova a sua capacidade de ser paciente.

Confiar - Tenha confiança na prática da atenção plena como guia.

Mente de principiante - Cultive o seu sentido de ser como um novato ao invés de um especialista. Na mente do principiante há muitas possibilidades, na mente do especialista há poucas.


Tentar uma curta Meditação Mindfulness
(ver video acima)

A sua capacidade de ser consciente tem maior potencial de desenvolvimento através da meditação mindfulness. Uma das meditações mindfulness mais populares é a atenção plena na respiração. Trata-se de estar conscientemente atento à sua respiração. Siga estes passos para experimentar:

Esteja ciente do sentido da sua própria respiração. Não precisa mudar o seu ritmo, apenas sinta a sensação física da sua respiração entrando e saindo do corpo.

Pode sentir a respiração no nariz, na garganta, no peito ou para baixo na sua barriga.

Quando a mente divagar em pensamentos traga a sua atenção de volta. É da natureza dos pensamentos levar a sua atenção para longe de tudo o que você deseja focar, e passá-la para pensamentos sobre o passado ou futuro, preocupações e sonhos.

Assim que perceber que está a pensar noutro assunto, observe o que estava a pensar e guie suavemente a sua atenção de volta para a respiração. Não precisa de se criticar.

É isso. Mindfulness na respiração é tão simples como isso. Trazer uma sensação de atitudes conscientes para a sua experiência, como a curiosidade, a bondade e a aceitação. Pode fazer este exercício num espaço de tempo tão curto quanto um minuto, ou então prolongá-lo o tempo que desejar.

Compreender os três aspectos do estado de Mindfulness

Mindfulness tem três aspectos diferentes que funcionam em perfeita sintonia para trazer um estado de percepção consciente.

Intenção – A sua intenção é o que você espera obter a partir da prática de mindfulness. Pode querer reduzir o stress, procurar maior equilíbrio emocional ou seguir um caminho de auto-conhecimento. A força da intenção ajuda a motivá-lo para a prática da atenção plena numa base diária, e molda a qualidade da consciência atenta.


Atenção - Mindfulness é prestar atenção à sua experiência interna e/ou externa. A sua atenção plena é desenvolvida, principalmente, através de vários tipos diferentes de meditação - seja formal, tradicional ou informal - quando se conversa, jardinagem ou se conduz, por exemplo.

Atitude - Mindfulness envolve prestar atenção a certas atitudes, como curiosidade, aceitação e bondade, já descritas na parte 1 desta artigo.


Usar Mindfulness para lidar com emoções difíceis

Todos temos dias maus, alguns são piores do que outros. Quando as emoções se tornam insuportáveis poderá usar a fórmula RAIN para ajudar a gerir os seus sentimentos de uma forma consciente:

R - Reconhecer a emoção que está a sentir. Nomeie a emoção na sua mente, se puder.

A - Aceitar a experiência que está tendo. Sim, provavelmente não gosta da sensação, mas a realidade é a emoção está lá no momento.

I - Investigar. Torne-se curioso sobre a sua experiência. Onde sente a emoção no seu corpo? Que tipo de pensamentos passam pela sua mente?

N - Não-identificação. Veja as emoções como um evento de passagem e não se identifique com elas, assim como imagens diferentes são reflectidas num espelho mas não são o espelho. Diferentes emoções surgem e passam na sua mente, mas não são você. O passo mais potente é não identificação. Por exemplo, ter a atitude 'a tristeza está a surgir e em breve passará' ou 'a ansiedade está a surgir e, em algum momento, vai dissolver-se'.

Às vezes, só precisa fazer uma única etapa, enquanto que outras vezes pode querer trabalhar com toda a fórmula. Pratique usando a fórmula sempre que puder para quando o quotidiano se tornar um desafio ser mais fácil de usar.

https://www.spm-be.pt/2013/05/mindfulness-para-principiantes-parte-1.html


Especialista em Trabalhos de Ocultismo.
https://mediumcruz.com