Quem é Satanás? As muitas formas do diabo na bíblia. [tradução]

Iniciado por Mestre Cruz, Outubro 08, 2018, 04:37:11 PM

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Mestre Cruz

Do mais cómico desenho animado ao mais grotesca gargola, a maioria da população pode reconhecer uma imagem do diabo.  Mas na nossa concepção moderna de Satanás há semelhança com o diabo na Bíblia? Quem é Satanás?  É um monstro de chifre, pele vermelha e tridente, o grande inimigo de Deus imaginado pelos escritores dos textos bíblicos?
A resposta: não.
Na Bíblia hebraica, os maiores inimigos de YHWH não são anjos caídos e exércitos de demónios, nem mesmo os deuses de outras nações, mas seres humanos. Não é o diabo que espalha o mal – é a humanidade.  Além de seres humanos, YHWH não tem némesis, nem forças espirituais malévolas que não estejam sob sua autoridade.  YHWH é finalmente um deus de justiça.  Ele está por trás do bem e do mal, por trás das bênçãos e das maldições.  É neste tribunal divino de justiça e retribuição que Satanás tem suas origens.
A palavra Satanás hebraico significa "acusador" ou "adversário" e ocorre várias vezes ao longo da Bíblia hebraica, referindo-se aos inimigos humanos e celestes.  Quando se refere ao adversário celestial, a palavra é tipicamente acompanhada pelo artigo definido  ha-satan - o acusador- e é uma descrição de função, em vez de um nome próprio.  A aparição do acusador no livro de Jó e Zacarias, mostra que a função envolve chamar a atenção para a indignidade da humanidade.  O acusador é essencialmente o advogado promotor do tribunal divino de YHWH, e parte de seu trabalho inclui reunir provas para provar casos.  Com este pouco de conhecimento em mente, não é difícil imaginar os vários "protestos contra o pecado", como Sodoma e Gomorra (Génesis 18: 20-21).
É difícil determinar em que ponto da história de Israel o acusador começou a assumir um papel muito mais sinistro na estrutura de crenças israelito-judaica, ou como o grande promotor do paraíso se tornou o príncipe das trevas (Efésios 6:12).  É certamente fácil de fazer a conexão entre o tempo de Israel no exílio e a influência provável do dualismo cósmico da religião persa.   No entanto, mesmo dentro de livros bem escritos, o Acusador ainda é um advogado de justiça própria, embora que em 1 Crónicas 21: 1 começaram a acreditar que o acusador não estava afim de sujar as mãos.
É perfeitamente claro que no primeiro século a.C., o Judaísmo desenvolveu uma crença nas forças divinas das trevas batalhando contra as forças da luz.  Isto pode ser visto dentro do Novo Testamento e outros escritos extra-bíblicos, como aqueles encontrados entre os Manuscritos do Mar Morto.  Há vários fatores que inspiraram esses desenvolvimentos, incluindo a influência das religiões persa e helenística.
Se existisse um exército de forças espirituais malignas que faziam guerra aos justos, tinham que ter um comandante.  É neste momento que o impessoal e elevado Acusador adquiriu vários nomes e títulos que têm preenchido os escritos da civilização ocidental por 2.000 anos.  Os diabolos,  palavra grega (a partir do qual "diabo" é derivada) que significa "caluniador", vem de um verbo que significa "arremessar" (isto é, as acusações).  Diabolosera tipicamente usado como o equivalente grego para o Satã em hebraico não era incomum a transcrição da palavra para os satanas gregas (1 Reis 11:14).  Outros nomes usados para o líder das forças do mal neste momento incluem Mastemah,  que significam "ódio" (1QM 13: 4, 11; jubileus 10: 8), e Belial, um nome popular entre os escritores do Mar Morto, que significa "inútil" ou "corrompido". "Filhos de Belial" (hebraico: bene-belial)  era uma frase típica usada para descrever pessoas más na Bíblia hebraica (exemplo, Deuteronómio 13:13; 1 Samuel 01:16; 2 Crónicas 13: 7, etc.). Se alguém procurasse um nome que personificasse o mal na Bíblia hebraica, seria Belial, não Satanás.  Interessante, o nome só ocorre uma vez no Novo Testamento (2 Coríntios 6:15), como contraste sério de Paulo com Cristo.
É também neste período que começamos a ver o desenvolvimento da tradição de equiparar a serpente no Jardim do Éden com Satanás  (Vida de Adão e Eva xi-xvii).
O papel de Satanás no Novo Testamento, tem muito mais em comum com o Acusador da Bíblia hebraica do que o comandante dos exércitos de escuridão.  Embora a ele sejam dado títulos tão elevados como "o governante deste mundo" (João 12:31), "pai da mentira" (João 8:44), "deus deste mundo" (2 Coríntios 4: 4), " Governador do poder do ar " (Efésios 2: 2), e Belzebu," governador dos demónios "(Mateus 10:25, Marcos 3:22, Lucas 11:15), Satanás é tratado essencialmente como nada mais do que um glorificado guardião da prisão que foi corrompido por seu próprio poder. Ao longo dos Evangelhos, o "reino" de Satanás nunca é considerado um submundo ardente cheio de mortos atormentados, mas, é equiparado à escravidão do pecado e às maldições trazidas à humanidade por atos de injustiça. De acordo com Jesus (Mateus 12:29, Marcos 3:27, Lucas 11: 21-22), um "homem forte" (Satanás) deve ser preso por saquear a casa por tesouros (humanos), e é claro que ele Viu seu ministério e o de seus discípulos dentro desse contexto. Todas as outras referências a Satanás no Novo Testamento,  refletem a luta para a liberdade espiritual.
Ao longo de vários séculos de influência de muitas culturas diferentes, o Acusador passaria a apropriar aspectos de vários inimigos divinos (Typhon, Hades, Ahriman, Hela, para citar apenas alguns) para se tornar o complexo monstro mitológico que foi lançado do céu no início dos tempos para governar o submundo de fogo e atormentar as almas dos condenados.  Tal personagem faz grandes filmes e trajes de Halloween, mas teria sido praticamente desconhecido para qualquer pessoa nos tempos bíblicos.

Tradução: brunoguerra
Link: https://www.biblicalarchaeology.org/daily/biblical-topics/bible-interpretation/who-is-satan/?mqsc=E3857155&utm_source=WhatCountsEmail&utm_medium=BHDDaily%20Newsletter&utm_campaign=E6BN10